Capa / Arquivo / BANDAS ANTIGAS PIRACAIA

BANDAS ANTIGAS PIRACAIA

BANDAS ANTIGAS PIRACAIA

A 17 de novembro de 1860, foi feito um abaixo-assinado para a contratação de um professor de música para formar uma banda. Em 1861 o professor Manoel Fernandes Passos, vindo de Atibaia, de início ao projeto. Conforme os registros em 1884 a Banda era dirigida por Samuel Freitas, mas foi reorganizadas em 13 de outubro de 1895, com novos moldes e sob a direção do Sr. Jose Freire.
Em 1911, cria-se a Banda Infantil Coronel Silvino, sob a regência de Antonio Mônaco. Havia também a Banda Lira de São Benedito e Banda Lira Santa Cecília, das quais não se tem registros de fundação. A 27 de outubro de 1921 a Escola de Música Independência foi regulamentada. Sabe-se que, em 1939, a Banda Santa Cecília se apresentada nas festas da cidade e, em 1941, a Banda Lira de São Benedito ainda existia. Em meados de 1950, Dico Silva e Sebastião Juca foram maestros de uma das Bandas. Em 6 de novembro de 1958 criou-se a Corporação Musical Municipal que, em 21 de novembro de 1983, passou a chamar-se Corporação Musical Municipal Lira de Santo Antonio, tendo como patrono o Sr. Antonio Pereira Dias, o Nico Padeiro.

Fonte: Piracaia, Sossego nas Montanhas. Fotos: Roberto Banfi, Piracaia Tem Historia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>