Capa / Colunistas

Colunistas

Categoria dos colunistas que escrevem artigos para o site Piracaia

TIRADENTES

possivel imagem de Tiradentes

  TIRADENTES – A OUSADIA DE SONHAR COM A LIBERDADE Foi num sábado, as 11:20h da manhã, no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792, subia ao patíbulo, vestido de serapilheira alva, um homem de cabelos raspados e barba feita, sentiu a grossa e áspera corda circundar seu magro pescoço e em seguida um abraço forte do ... Leia Mais »

Março

marco_sandro_silva

Março O seu nome deriva do deus romano Marte. É o terceiro mês do ano no calendário gregoriano. O nome Março surgiu na Roma Antiga, quando Março era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, depois Marte, o deus romano da guerra, que também era venerado como divindade da vegetação. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, Março é ... Leia Mais »

Esperança – Páscoa

pascoa

Esperança Próximo final de semana é Páscoa, data comemorada com muita ênfase por alguns grupos religiosos, no entanto, algumas ideologias são mais fortes em nossa sociedade e acabam por desvirtuar o verdadeiro sentido que a Páscoa nos oferece. Individualismo, consumismo, hedonismo, competição, são alguns dos valores que marcam nossa vida e que motivam atitudes racistas, preconceituosas, destruidoras e violentas, que ... Leia Mais »

UMA MULHER, UM SANTO E UM RIO – DELES UMA CIDADE!

UMA MULHER, UM SANTO E UM RIO – DELES UMA CIDADE! E foi assim, tinha uma mulher, um santo e um rio. Vinha um andor enfeitado de flores nos ombros de cavalheiros e mulheres risonhas dando vivas a Sano Antonio! Santo Antonio de Lisboa, Santo Antonio de Pádua, ah era Santo Antonio, aquele, o casamenteiro. O santinho era pequeno, barroco, ... Leia Mais »

PINHÃO – NOSSO FRUTO NACIONAL

PINHÃO – NOSSO FRUTO NACIONAL Estamos em pleno outono e as pinhas começam a forrar o chão com pinhões, os quais podem ser comidos cozidos, assados, ou mesmo fritos, amassados para bolos, bolinhos e paçocas. São típicos das festas joaninas e faz parte da gastronomia caipira da nossa região. A semente da araucária é muito nutritiva, os indígenas do planalto ... Leia Mais »

O CASAMENTO NA TRADIÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA

O CASAMENTO NA TRADIÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA O que se vai relatar aqui é tido como uma maioria no meio das inúmeras tribos existentes do Brasil logo após a chegada de Cabral, vale lembrar que cada grupo indígena, Jê, Tupi e Guarani se subdividiam em tribos e alguns dos costumes abaixo variavam. A grande parte das tribos de índios no período ... Leia Mais »

Escarafunchando

Escarafunchando     COMO CALCULAR A PÁSCOA Por incrível que possa parecer o calendário da igreja Católica é calculado de acordo com a lua cheia. Assim o Domingo de Páscoa, que define o calendário móvel católico é calculado como o primeiro domingo após a primeira lua cheia após a entrada do outono (hemisfério sul – 20 de março). A partir ... Leia Mais »

Entenda a Simbologia do Obelisco Ibirapuera

Entenda a Simbologia do Obelisco Ibirapuera   Simbologia numérica do Monumento O Obelisco, localizado nas proximidades do Parque do Ibirapuera, zona sul da capital, é o símbolo da luta dos paulistas pela Constituição, na Revolução Constitucionalista de 1932. Concebido pelo escultor italiano Galileu Emendabili, o monumento é formado pelo Obelisco e pela Cripta. O neto do escultor, Paulo Emendabili, explicou ... Leia Mais »

Cultura: Zumbi, Candomblé, Orixás…

Cultura: Zumbi, Candomblé, Orixás…   Piracaia comemorará o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA e dentro da variada pauta, que tem por objetivos mostrar o encontro das três raças, haverá uma exposição com fotos dos NEGROS DA TERRA (assim chamados nossos índios que também foram violentamente escravizados e recebiam este nome) e NEGROS DA ÁFRICA (aqueles que foram trazidos daquele continente para ... Leia Mais »