Capa / Colunistas / Sandro Silva Araujo

Sandro Silva Araujo

E-mail: [email protected]

Março

marco_sandro_silva

Março O seu nome deriva do deus romano Marte. É o terceiro mês do ano no calendário gregoriano. O nome Março surgiu na Roma Antiga, quando Março era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, depois Marte, o deus romano da guerra, que também era venerado como divindade da vegetação. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, Março é ... Leia Mais »

Esperança – Páscoa

pascoa

Esperança Próximo final de semana é Páscoa, data comemorada com muita ênfase por alguns grupos religiosos, no entanto, algumas ideologias são mais fortes em nossa sociedade e acabam por desvirtuar o verdadeiro sentido que a Páscoa nos oferece. Individualismo, consumismo, hedonismo, competição, são alguns dos valores que marcam nossa vida e que motivam atitudes racistas, preconceituosas, destruidoras e violentas, que ... Leia Mais »

Empreendedorismo

Empreendedorismo Minha reflexão desta semana é extraída do site Administradores.com, sobre o empresário Francis Maris Cruz, que conta os detalhes de sua gestão diferenciada voltada à educação e formação de seus colaboradores. Sua história de empreendedorismo começa aos 12 anos vendendo coxinha de porta em porta. Hoje, Francis Maris Cruz é o presidente de uma das maiores redes de revendas ... Leia Mais »

Não foi acidente

  Não foi acidente Uma mobilização social iniciada por Rafael Baltresca, que perdeu a mãe e a irmã em um acidente automobilístico, chamada “Não foi acidente”, tenta recolher assinaturas para mudança na lei que prevê penas para quem dirige alcoolizado. Atualmente a lei prevê que um motorista que bebe, dirige e mata, é indiciado por homicídio culposo, sem intenção de ... Leia Mais »

Morte, poder da vida

Morte, o poder da vida Se a vida é uma surpresa, a morte é surpreendente. Será, no futuro, o dia de cada um de nós. Mas quem encara este destino? Faz sentido. O medo da finitude fomenta a cultura da imortalidade disseminada pela indústria dos cosméticos, das academias de ginástica, cuidados nutricionais e produtos naturais que prometem saúde e longevidade. ... Leia Mais »

Leilão da Virgindade

Você está à venda? Aproveito o caso da brasileira que colocou sua virgindade à venda numa espécie de reality show de uma produtora australiana, para propor uma reflexão sobre o fato de o que se pode vender na sociedade capitalista em que vivemos. O fato de uma jovem querer vender sua virgindade talvez não possa mesmo ser capaz de chocar ... Leia Mais »

Coragem, Malala!

A mistura explosiva de ódio, ignorância e fundamentalismo religioso atingiu novo patamar. A paquistanesa Malala Yousafzai, de 14 anos, queria uma coisa simples: estudar. E que suas amigas, da região do Vale do Swat, no norte do Paquistão, também pudessem ir à escola. Por causa desse sonho, Malala foi vítima de um atentado do grupo fundamentalista Talibã na terça-feira (dia ... Leia Mais »

Jan Antonín Bata – Batatuba Piracaia SP

Jan Antonín Bata – Batatuba Piracaia SP Piracaienses, cuja vida são estimulo e exemplo, possuímos vários. Escrevo sobre um deles, que se tornou piracaiense de coração, pois era da Europa. Particularmente tenho para com ele uma grande admiração: Jan Antonin Bata. Nasceu na cidade de Zlim, na antiga Tchecoslováquia, onde era denominado “O Rei dos Calçados”; naquele país foi um ... Leia Mais »

Dia Mundial da Filosofia

Dia Mundial da Filosofia “Amor ao Saber”, “Busca do Conhecimento”, cabem como tradução da palavra grega que deu origem à Filosofia: um modo de pensar os acontecimentos além de sua simples aparência. Surgida no momento em que o ser humano começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para questões de sua existência, a ... Leia Mais »

Dia de Ação de Graças

Dia de Ação de Graças Ação de Graças e gratidão fazem parte dos sentimentos e atitudes mais nobres cultivados ao longo de toda a história da humanidade. São também sentimentos e atitudes centrais presentes na orientação básica de todas as religiões. Quem ainda não fez a experiência de sentir-se grato por alguma coisa? Constantemente as pessoas agradecem pelo Dom da ... Leia Mais »