Capa / Notícias de Piracaia / Comprovante de residência passa a ser exigido para vacinação contra febre amarela em Piracaia

Comprovante de residência passa a ser exigido para vacinação contra febre amarela em Piracaia

vacinacao-1-620x330

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Piracaia informa que será exigido comprovante de residência no município para receber a vacinação contra a febre amarela. Na segunda (22) e terça-feira (23) serão distribuídas 200 senhas por dia no Posto de Saúde do Centro e 50 senhas por dia no Posto de Saúde de Batatuba.

As vacinações estão sendo aplicadas no Centro (4036-2720), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, e em Batatuba (4036-8212), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h. Além do comprovante de residência, não se esqueça de levar a carteira de vacinação ou um documento com foto.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Nos municípios da região, será aplicada a dose completa e não a fracionada – as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios conforme critérios da Secretaria de Saúde. Aqueles que já receberam alguma dose da vacina de febre amarela durante a vida não precisam receber outra de acordo com as orientações.

Em Piracaia, ainda não foi registrado nenhum caso de febre amarela em humanos, de acordo com boletim emitido pela Secretaria de Saúde do Estado. De 2016 para cá, foram encontrados dez macacos mortos em decorrência da doença em regiões rurais. No ano passado, equipes volantes da Prefeitura Municipal percorreram estes bairros e aplicaram as doses nos moradores.

Importante lembrar que, como nós, o macaco também é vítima da doença e que agredir ou matar macacos é crime ambiental. Se você encontrar algum macaco doente ou morto, ligue para a Vigilância em Saúde no telefone 4036-2720 ou para a Guarda Municipal aos finais de semana, no telefone 4036-6619.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>