Capa / Colunistas / Sandro Silva Araujo / Dia Mundial da Filosofia

Dia Mundial da Filosofia

Dia Mundial da Filosofia

“Amor ao Saber”, “Busca do Conhecimento”, cabem como tradução da palavra grega que deu origem à Filosofia: um modo de pensar os acontecimentos além de sua simples aparência. Surgida no momento em que o ser humano começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para questões de sua existência, a Filosofia oferece, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), os fundamentos conceituais dos princípios e dos valores humanos essenciais e por isso, esta instituição criou, em 2002, o Dia Mundial da Filosofia, comemorado sempre na terceira quinta-feira de novembro (Este ano: Dia 17). A data surgiu com o objetivo de disseminar a Filosofia, sensibilizando o público para a atualidade das questões estudadas por esse campo do saber e sua estreita ligação com os valores culturais necessários para a construção de sociedades mais éticas e igualitárias. Isto tudo parece meio distante da sua realidade? Só parece. A Filosofia não só faz parte da sua vida, como pode ser o meio de transformá-la. Como? Continue a leitura!

Um caminho de vida

Vivemos em um mundo de informações simplificadas (seja uma propaganda, um enredo de novela, uma notícia de jornal…). Quando isso acontece, pode-se perder o real significado daquilo que se almeja com determinado argumento. A Filosofia surge, portanto, em meio à desordem e obscuridade para clarear, a partir de simples questionamentos, a fim de não sermos enganados com verdades ilusórias e inconsistentes. A Filosofia é um caminho importante de vida. É como óculos: ajuda a enxergá-la de uma forma diferente, ajuda a ter um pensamento mais crítico, a avaliar a realidade e a se colocar dentro dela, isto é, compete a Filosofia auxiliar o ser humano nessa tarefa de pensar, representar, julgar, decidir e agir com a criticidade.

Redescoberta da Filosofia

Esta milenar forma de saber tem sido redescoberta na sociedade atual, cabendo ao filósofo, e aqui falo daqueles que cursaram integralmente e de forma presencial a uma Faculdade de Filosofia, desenvolverem variados trabalhos: aulas de Filosofia no ensino fundamental, médio e superior, consultorias e treinamentos em empresas e associações, aconselhamento e atendimento em consultórios clínicos e escritórios de recursos humanos, assessorias e comentaristas em meios de comunicação como sites, revistas, jornais e programas televisivos, promoção e incentivo de cafés filosóficos, ateliês e workshops de Filosofia, etc. Ações pelas quais esta ciência chamada Filosofia, deixa de ser apenas um estudo teórico para ser tornar uma prática acessível a todos, uma atitude de vida, essencial à vida e a cidadania. Parabéns, a todos os filósofos e filósofas, que nos variados campos de atuação, fazem acontecer momentos propícios para se compreender com o filósofo francês Merleau-Ponty, que “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo!”.