Capa / Destque Home Pequeno / Piracaia a Capital Nacional da Truta

Piracaia a Capital Nacional da Truta

truta Piracaia PeixePiracaia a Capital Nacional da Truta

 

A trajetória da truta de Piracaia tem sua origem na idéia de se criar o primeiro Pesque e Pague do Brasil, ocorrido no inicio da década de 70 em Bragança Paulista, através de Norberto dos Santos Lopes, português radicado no Brasil desde 1956.

 

De inicio ele começa a criar carpas e tilápias, aproveitando uma área de brejo transformada em lago, atraindo cada vez mais amigos para pescar e em dois anos dado à necessidade de manter a população de peixes, transforma o pesqueiro em um negócio, surgindo assim em 1972 o primeiro Pesque Pague do Brasil.

Seu pioneirismo foi imitado por muitos e hoje é um sucesso mais do que comprovado, o registro do nome pesque-pague compete a seu criador e acabou sendo utilizado por todos que entraram neste empreendimento.

Seu amor pela piscicultura vem da infância, desde o tempo em que pescava trutas no sitio de seu pai em Portugal, levando-o assim a ser o pioneiro no Brasil na criação comercial de trutas.

Sua primeira experiência nesta área foi em 1975 no município de Extrema-MG, criando a truta arco-íris, única espécie que se reproduz em cativeiro. Hoje sua criação de trutas está localizada em Piracaia (Serra do Atibainha) e em Cunha (Serra do Mar), com profissionais treinados que acompanham desde o processo embrionário, o abate (que ocorre com menos de um ano) e a comercialização.

O consumo nacional vem crescendo a cada ano e só para se ter uma idéia a França consome em torno de sessenta mil toneladas e a Itália cerca de quarenta mil toneladas deste peixe.

Vale lembrar que a truta é um salmonídeo que só sobrevive em águas puríssimas, livre de qualquer contaminação, sua carne é leve, saborosa, rica em proteínas, cálcio, fósforo além de outros componentes nutricionais possuindo ômega 3, com baixíssimo teor calórico.

O capricho das trutas por águas puras, geladas, com corredeiras e montanhas, fez o bairro do Atibainha em Piracaia ser o local ideal para sua criação. Foi neste local que se instalou “Trutas Norberto Cabeceiras do Rio Atibainha – Piracaia”, que pode ser um bom atrativo para se conhecer todo o ciclo deste nobre peixe.

(p/ Valter Cassalho)

Um comentário

  1. Valdinei Oliveira

    ‘ Breda Restaurante, o melhor Restaurante de Piracaia para se degustar uma deliciosa Truta !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>