Capa / Arquivo / SÃO GONÇALO PIRACAIA

SÃO GONÇALO PIRACAIA

Sao Goncalo PiracaiaSÃO GONÇALO

“Os devotos bateram o pé/ Com respeito e devoção/ E todos com muito respeito/ Que é pra promessa ficar aceito/ Que é a nossa obrigação/ Com respeito e grande fé/ Os devotos bateram o pé/ E também bateram a mão.”
O trecho acima é um dos vários versos dedicados à reza de São Gonçalo, santo português, considerado o padroeiro dos violeiros. A Dança de São Gonçalo é um dos pilares da nossa cultura caipira.

A dança é sempre para pagar uma promessa e consiste em 6 voltas, sendo as cinco primeiras iguais; a 6 e última volta, dá-se o nome de Caruru, que também pode ser chamado de Canjuru ou Cururu, dependendo da região.
Na 6 volta, agradecem ao povo, aos festeiros e aos colaboradores da festa.

Em Piracaia existe vários grupos de São Gonçalo, mas acredita-se que o grupo do mestre Antonio Teles seja o mais antigo, com cerca de 150 anos. O mestre Antonio Teles esta no comando do grupo há 60 anos. Antes era seu pai Sr. João Teles de Oliveira; antes de seu pai era se avô. o Sr. Antonio Mariano Teles; e antes de seu avô, seu bisavô, o Sr. Bento Teles.

Também há o grupo de São Gonçalo, do Sr. Benedito Aparecido Oliveira, de 70 anos, que há 20 é o mestre dos mestres, e o Sr. Rafael Aparecido Pinheiro, mestre.

Cada Mestre compõe letras, músicas e ritmos. O Mestre toca viola e canta e o Mestre dos Mestres é o chefe do grupo.

Sao Goncalo Piracaia

 

 

Sao Goncalo Piracaia 1

 

 

 

 

 

 

Fonte: Piracaia, Sossego nas Montanhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>