Buscar

IGREJA MATRIZ SANTO ANTONIO DA CACHOEIRA PIRACAIA

 

Inaugurada no ano de 1891, rara em beleza é o ponto turístico de maior importância no cenário religioso da cidade.

No teto da igreja estão pintados os rostos de todos os Papas de São Pedro até Francisco. Existem no mundo apenas duas igrejas com tetos semelhantes; um na Igreja de São Paulo Apóstolo em Roma e o outro em Piracaia tendo sido pintado pelo mestre Antônio Navickas. No Portal do Átrio, as imagens de Móisés de Abrãao; quadros da Via Sacra e o quadro da Santa Ceia todos eles entalhados e esculpidos em madeira pelo artesão piracaiense Elói M. Filho.

Em 1950 e 1951, o Padre Alexandre Arminas, contratou o Lituano Antonio Navickas que realizou as obras de pintura de todos os quadros internos nas paredes , cópia de renomados artistas mundiais, e o principal acervo desta Igreja a pintura dos Papas no Teto da Nave, desde Pedro até Francisco, 268 Papas! (Bento XVI pintado pelo artista plástico Luiz Esteves). ( Papa Francisco , pintado pelo artista plástico Wagner Piracaia.) A restauração das pinturas da primeira fase da reforma da Matriz também foi feita pelo artista plástico Wagner Piracaia.

O que torna nossa uma das duas únicas Igrejas do Mundo com tal obra, sendo a primeira Igreja de São Paulo, fora dos muros de Roma.

Nas pinturas das paredes e do teto, encontramos uma rica catequese, pois ali temos toda a História da Salvação, História da Igreja de nosso Padroeiro retratada, dentre essas obras de artes, destaca-se no Teto do Altar Mor e no átrio os principais milagres de Santo Antonio.

IGREJA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO PIRACAIA

Primeira Paróquia a ser desmembrada da Paróquia Santo Antonio da Cachoeira. A construção da primeira fase da igreja foi em outubro de 1983, com grande esforço da comunidade. A segunda fase em 1989 na qual foi construída a Casa Paroquial e em 1993, foi ampliada a entrada da Igreja. Passou a ser Paróquia em fevereiro de 2004, sendo responsável por 12 capelas.

Endereço:Praça Jose Cavassa, 1 – Capuava – Piracaia – SP
[email protected]
Fone: (11) 4036-6126

PARÓQUIA SÃO BRÁS PIRACAIA

De acordo com o livro de tombo da Paróquia de Santo Antonio da Cachoeira, nossa paróquia mãe, a Capela de São Brás foi construída em 1940.
Dado o crescimento da comunidade, sua perseverança, fé união e trabalho fraterno, o bispo da época, Dom Jose Maria Pinheiro, criou, em 1 de dezembro de 2007, a área pastoral de São Brás e confiou ao Padre Francisco Edicarlos Colares Bicas, para que junto com o povo, criasse a Paróquia de São Brás.
Com a graça de Deus, aprovação do conselho de presbíteros e o desejo do povo , Dom José Maria Pinheiro assinou o decreto de ereção da Paróquia em 30 de Maio de 2008, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus e deu posse ao primeiro Pároco: Francisco Edicarlos Colares Bicas.
Com a criação da Paróquia e a presença do padre no meio do povo, a comunidade começou a crescer cada vez mais.
A festa do padroeiro que antes era celebrada em um só dia, agora tem toda uma preparação. Iniciamos a festa com a peregrinação da Imagem de São Brás visitando as capelas que fazem parte da Paróquia. Logo em seguida, à novena com participação de padres convidados e comunidades que celebram conosco.

Em toda a diocese, nossa Paróquia é a única dedicada a SÃO BRÁS.

PARÓQUIA DE SÃO BRÁS
Endereço: Rodovia Jan Antonin Bata, Km 86 – Batatuba – Piracaia – SP
Fone: (11) 4036-7085

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Iniciou-se a construção no ano de 1839 e o término se deu no ano de 1870, em estilo barroco no seu interior e colonial no seu exterior. Suas paredes são taipa (madeira, cipó e barro prensados) com quase 01 metro de espessura.    Sua simplicidade é o ponto marcante da religiosidade onde se pode observar os altares todos eles confeccionados em madeira. Em suas paredes encontram-se maravilhosas obras de arte retratadas em seus painéis de azulejos portugueses. Em seu andar superior está sendo formado um museu.

 

Abrir
Precisa de ajuda?
Powered by