A criação do sistema Cantareira de abastecimento foi uma medida vital para garantir o fornecimento de água da Grande São Paulo.

Piracaia cedeu seu território para o lago de três grandes reservatórios: dos Rios Cachoeira, Atibainha e Jaguari. A obra começou em 1.966 e o sistema atingiu plena capacidade em 1.974 atingindo o patamar de 11.000 litros/segundo e garantindo água de excelente qualidade para mais de 10 milhões de habitantes.

As represas são interligadas por túneis, e por gravidade enviam água para São Paulo, o que torna Piracaia com um importante papel na preservação da qualidade da água, uma vez que é utilizada para consumo e não para geração de energia, atingindo altos níveis de pureza.

O controle é feito pela estatal SABESP e eventualmente o centro de controle da represa do Rio Cachoeira recebe visitantes. Os lagos recebem muitos pescadores e visitantes durante o ano.

Como Piracaia está localizada nos contrafortes da Serra da Mantiqueira e com estas 3 grandes represas, seus rios e cachoeiras, proporcionam visuais belíssimos e condições ideais para à prática de esportes e atividades aquáticas, tais como: rafting, cannyoning, eski, wake board, velejar, nadar entre outros.

Piracaia tem muitas minas de água pura e cristalina que formam rios, cachoeiras e posteriormente nossas represas. São 3 represas do Sistema Cantareira , Represas dos Rios Jaguari – Jacareí, Cachoeira e Atibainha, responsáveis por 60% do abastecimento de água da zona metropolitana de São Paulo. Ideal para a prática da pesca, esportes náuticos como: wind surf, vela, esqui, passeios de lancha, etc.

Atenção! fique atento para a preservação desses lugares, leve sempre com você um saco p/ lixo e quando possível pegue o que encontrar pelo caminho. A natureza agradece.

Abrir
Precisa de ajuda?
Powered by